7 de outubro de 2009

Pequenos gestos para salvar o planeta






Saiba como incluir na sua rotina ações simples que fazem uma enorme diferença


O que você fez para combater o aquecimento global hoje? Vários gestos seus, ao longo do dia, poderiam ajudar a diminuir a emissão de gás carbônico que castiga o nosso planeta. Na Itália, por exemplo, a principal companhia de energia elétrica dispensou o uso de terno e gravata pelos funcionários a fim de diminuir o uso do ar-condicionado.

Nos Estados Unidos, milhões de pessoas participam do movimento 18seconds.org, que incentiva a troca de uma lâmpada convencional por uma fluorescente, e já poupou a emissão de 11,25 milhões de toneladas de CO2.

Na cidade americana de Boulder há um imposto contra o aquecimento global. Lá, os moradores pagam uma taxa extra na conta de luz para cada kilowatt consumido. O objetivo é incentivar a economia de energia. Se você quer cooperar também, veja as dicas da ONG Iniciativa Verde:

ATITUDES QUE MINIMIZAM O EFEITO ESTUFA


- Troque o passeio de carro por uma caminhada ou pela bicicleta. O carro é um dos campeões da emissão de gases que pioram o efeito estufa.
- Tome menos banho quente e poupe a energia que aqueceria a água.
- Não deixe a água correndo ao escovar os dentes ou lavar louças. E nunca use água corrente para lavar calçadas, quintais, carros. Utilizando um balde, você evita que grande quantidade de água potável vá para o ralo.
- Desligue da tomada a TV, o som e o DVD quando não estiver usando: isso reduz a emissão anual de CO2.

- No calor, prefira ventiladores ao ar-condicionado e abuse dos leques. Você economizará energia


0 Comentarios: